Monday, October 22, 2007

O Porto é lindo à noite...



O sol cai, as pessoas saiem do trabalho, as primeiras estrelas aparecem, as luzes acendem-se e assim ganha vida uma cidade. Com o anoitecer tudo parece despertar. As verdades revelam-se, observam-se coisas estranhas, foram do comum, as pessoas misturam-se e cruzam-se a cda esquina com diversos tipos de gente, desde as mais antíquadas às mais modernas, das mais rebeldes às mais conservadoras, das mais simples às mais extravagantes... Tudo parece agir simultaneamente. É uma simbiose de gentes, uma mistura de raças, cores e feitios. O som das gaivotas desaparece, a brisa nocturna surge. Preparo-me para sair. Enquanto precorro as ruas desta cidade sinto-me envolvida por um misticismo e uma magia que me leva a sonhar pelos recantos mais longuínquos do mundo imaginário. As pedras da calçada parecem de repente falar; as paredes das casas contam-me suas histórias; as luzes tentam-me ofuscar com pensamentos de espíritos que vagueiam pela cidade; o olhar das pessoas revela-me quem elas são. Chegando à margem do rio as águas negras e espelhadas reflectem a minha própria imagem, distorcida pelos pensamentos que me assombram. O cheiro a mar, a cor do céu que parece nunca querer escurecer, tudo me envolve numa dança de sons, aromas e sentimentos que me embalam pela cidade fora. Estou aqui tal como poderia estar em outro lado qualquer, mas pelo menos tenho uma cidade multifacetada que me mostra que existem outras realidades e que me transporta para qualquer parte do mundo. É assim, envolvida pela história que cada rua me contam e pelo sentimento desta cidade que passo os meus dias e principalmente as minhas noites. Pois uma cidade só se revela à noite, que é quando desvendam os segredos e nos deixa penetrar no seu íntimo. Um ano depois de aqui chegar descobri onde quero ficar para sempre. Porque o Porto é arte, é história, é amor, é ódio, é saudade, é sentimento, é felicidade, é desgraça, é tudo o que quisermos que seja. Porto é vida!

1 comment:

José Pedro Pinto said...

E como ten razão, miha querida Mel. Queria dizer algo mais sobre esta minha invicta que eu adoro... mas não vou estragar o teu belo texto. Para além disso, já disseste tudo o que havia pra dizer, ao deambulares pela luz e escuridão desta nossa cidade que nos abraça e nos reconforta...