Friday, April 27, 2007

Face to Face



Todos dizem apreciar a frontalidade, mas a verdade dói e há palavras que não conseguimos ouvir, realidades que não conseguimos aceitar, pontos de vista que não entedemos. Ninguém gosta de ouvir críticas por mais verdadeiras que sejam e se alguém gostar é porque tem sérios problemas de auto-estima. Cada um de nós tem-se demasiado em conta a si próprio, todos somos um pouco egocêntricos, embora alguns exagerem, somos como somos porque gostamos de quem somos (ou porque não conseguimos mudar) e se alguém nos faz uma crítica negativa, mesmo dizendo "hum hum, tens razão...pois...hum hum, não, não, tens toda a razão", pensamos que é ele que está enganado e não nós, pois com certeza conhecê-mo-nos melhor a nós próprios do que os outros a nós. O problema é que nos esquecemos que os outros nos reprimem e critica consoante a visão que ele têm de nós e não nós de nós próprios. Não aceitamos criticas quando tememos que estas firam as nossas susceptibilidades e que nos obriguem a repensar de novo a nossa maneira de actuar e de pensar. Não aceitamos críticas porque somos arrogantes, convencidos, cobardes? Não... nós não aceitamos críticas porque somos mentirosos. Todos utilizam o descurso do "ai eu prefiro que me digam as coisas na cara do que falem mal de mim nas costas" e outro também igualmente conhecido "eu gosto de pessoas que sejam frontais". É tudo treta! Quando chega à hora de encarar a verdade e de ouvir o que os outros têm a dizer a nosso respeito ficamos xateados. As pessoas frontais que eram amiguinhas e que admiravam muito, depressa se transformam em amigos falsos, em intrometidos, em traidores, em tudo e mais alguma coisa, isto só porque tiveram a coragem de ser frontais, de dizer a verdade, e ai sim de ser mais amigos do que os amiguinhos do "es perfeito assim" e do "es a pessoa mais isto e mais aquilo do mundo". Sempre me disseram que uma qualidade que apreciavam bastante em mim era a frontalidade, mas no fim quem se deu sempre mal fui eu. Serei frontal de mais? A frontalidade nunca é de mais, embora num mundo como este só mesmo alguém com um grande estofo consegue ser frontal a 100%. Eu ja me dei muitas vezes mal por dizer o que acho, mas sinceramente a frontalidade é uma das qualidades que mais prezo em mim e nos outros e agora sem merdas eu gosto que me digam as coisas na cara! E ai sim começo a respeitar mais essas pessoas. Agora quem falar de mim pelas costas so merece o meu desprezo. Isto não é um ultimato mas sim um desafio, venham ter comigo e digam tudo o que pensam sobre mim, eu faço o mesmo, basta pedirem, mas sejam mais adultas e menos teens, enredos de novelas na minha vida não obrigada. Sou frontal e vou continuar a sê-lo! Quem gostar gostou, quem não gostar venha falar comigo e eu dou-lhe os parabéns. Podemos não gostar de ouvir críticas mas devemos aceitá-las ou pelo menos respeitar a opinião dos outros, isto se também queremos ver a nossa respeitada.

1 comment:

Perséfone said...

Melanie, revejo-me um pouco nas tuas palavras. Não sou frontal a 100%, há simplesmente pessoas que não merecem o trabalho e que com quem não adianta ter esse tipo de atitude porque quem se fode no final somos nós. Há que ver que juntamente com a frontalidade tem de haver bom senso, e esse bom senso tem principalmente de partir da pessoa que está a pretender dizer alguma coisa à outra. É preciso tacto, mais ou menos consoante a pessoa em questão, é preciso disposição para receber criticas em retorno, é preciso vontade de manter a relação, seja ela uma amizade mais próxima ou uma companhia de circunstância. Se eu achar que a pessoa em questão, mesmo que não a conheça assim tão bem, vai perceber o que tenho a dizer então digo-o, senão sou menina de pensar duas vezes e optar pura e simplesmente pelo recato e pelo afastamento. Agora se for alguém que me é proximo e querido não tenho problema nenhuma, porque ainda acredito que só assim é que uma pessoa se constroi e desconstroi saudavelmente. É como dizes, novelas dispensam-se e gastar honestidade com teens não vale a pena, por isso nem te dês à chatice.


és uma grande mulher pah! sem preconceitos nem papas na lingua, nao pareces temer o que é novo, nem o diferente e és acessivel e bem humorada com todos. pelo menos, do pouco que pude conhecer de ti, ainda que à distancia, foi essa a ideia que construí de ti.


(Vera - miúda da tua turma de óculos.. hmmm nao sei explicar melhor :P)


Beijo*